Secretaria de Educação de Caçapava realiza a Semana da Educação Infantil de 19 a 23 de outubro

Secretaria de Educação de Caçapava realiza a Semana da Educação Infantil de 19 a 23 de outubro

Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Educação, realiza de 19 a 23 de outubro a Semana da Educação Infantil, que neste ano tem como tema "Primeira Infância, a Grande Janela de Oportunidades: Se Mudarmos o Início da História, Mudamos a História Toda”.

De acordo com a Secretária de Educação, o tema remete que essa etapa constitui a fase mais importante do desenvolvimento humano, na qual floresce a aprendizagem cognitiva, afetiva e social como base para toda vida.

A programação será realizada de forma virtual, com palestras e exposição das escolas municipais de Educação Infantil. As palestras podem ser acompanhadas no YouTube da Prefeitura, NESTE LINK: youtube.com/caçapavaoficial

A partir desta terça-feira (19), poderá ser conferida, no site e redes sociais da Prefeitura, a 1ª Exposição Virtual “Toda criança tem direito de brincar, conviver, participar, explorar, expressar e conhecer-se!”.

A mostra reúne as vivências cotidianas de 13 escolas municipais de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Caçapava e pode ser conferida NESTE LINK: https://padlet.com/comunicacaosocialcpv/l55b3z0g7m9gjpyr  onde é possível navegar pela exposição e interagir com o conteúdo.

Também nesta terça-feira, dia 19, haverá o Encontro com Professores, com palestra virtual sobre o tema “Aprender e ensinar na Primeira Infância”. A palestrante será a Prof.ª Beatriz Ferraz, doutora em Educação pela USP, com especialização em Liderança em Políticas para a Primeira Infância pela Universidade de Harvard; além de ter especialização em Introdução à Pedagogia pikleriana pela Fundação Lóczy pela Criança; e em A cotidianidade nas escolas de Reggio Emilia pelo Centro Internacional Loris Malaguzzi.

A mediadora será a professora Karine Rezende, Orientadora Pedagógica da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. O horário da palestra será das 18h às 20h30 e é aberta ao público, neste link: youtube.com/caçapavaoficial

Na quarta-feira, dia 20, será a vez do Encontro com as Famílias com a palestra “Primeira infância: uma janela de oportunidades. A palestrante será a Psicopedagoga Denise Mendes Ribeiro, especialista em Saúde Pública, em Gestão Clínica e em Primeira Infância pela USP. É também Articuladora de Atenção Primária à Saúde pela Secretaria Estadual da Saúde.

A mediadora será a Prof.ª Erica de Fátima Santos Pereira Assis, da Educação Especial da Rede Municipal de Ensino. O horário de transmissão é das 18h30 às 19h30, NESTE LINK: youtube.com/caçapavaoficial

No dia 21 de outubro, haverá o Encontro com Funcionários, evento interno que terá como tema: “Conexões Mágicas - A importância da Primeira Infância”, com as palestrantes: Drª Emilce de Fátima Senna Delgado, médica pediatra responsável pelo Programa Saúde da Criança no Departamento Regional de Saúde, e a Prof.ª Jane Prado Oliveira, pedagoga e escritora, com especialização em Educação Empreendedora, em Ensino Lúdico e em Metodologias de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

As mediadoras serão a Prof.ª Lucélia Rocha de Farias e Prof.ª Ana Claudia Ramos Mota Pais - Diretoras de Escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. O horário será das 9h às 10h e das 15h às 16h.

No dia 22 haverá Vivência presencial nas escolas de Educação Infantil com o tema Vamos brincar, dançar e nos divertir?

No dia 23, o Sábado Virtual com o tema Brincar, conviver, participar, explorar, expressar e conhecer-se é ser feliz!

Confira a programação:

PROGRAMAÇÃO

EMEIPI PROF.ª MÁRCIA APARECIDA DE FARIA

Histórias contadas e encantadas!”

EMEIPI HERCÍLIA DE GODOY ARAUJO

O faz de conta que acontece.”

EMEIPI PADRE JOSÉ BENEDITO ALVES MONTEIRO

Ser criança é ser feliz, brincar, dançar e ainda pedir bis!”

EMEIPI PROFª. CARMEN DA R. BRITO CARVALHO

Quem quer brincar, põe o dedo aqui!”

EMEIPI PROFª. JUDITH BONILHA FERREIRA

Zigue, zigue zá... Vem brincar de imitar!”

EMEIPI MARIA JOSÉ DE SIQUEIRA LARA

Palma, palma, palma, pé, pé, pé...brincadeira é na Mariquinha Lara, venha ver como é que é!”

EMEI PROFª. AURORA PAES DA COSTA

Uni duni tê, vou brincar com você!”

EMEI PROFª. LOURDES A. JULIANO DE ALMEIDA

Na escola Lourdes, o brincar é aprender com alegria.

EMEI PROFª. LUCILA DÔRES DE C. ABREU

Brincar e cantar é só começar!”

EMEI PROFª MARIA EUGÊNIA DA S. AYELLO FARIA

Brincadeira não rima, mas combina com a turma da Maria Eugênia”

EMEI PROF. JOAQUIM RAPHAEL DE A. FILHO

Brincadeiras do tempo da vovó”

EMEI OLÍMPIO ALVES DOS SANTOS

A mágica acontece no Olímpio”

EMEI PROFª. HYEDA DE MATTOS SPINELLI

"Brincar é a essência de ser criança"