Parque Ecológico da Moçota lança Programa Biodiversidade Taiada

Parque Ecológico da Moçota lança Programa Biodiversidade Taiada

19/09/2022

O Centro de Educação Ambiental Parque Ecológico da Moçota (Ceapem) lança, nesta terça-feira, 20 de setembro, a primeira capacitação do programa de educação ambiental Biodiversidade Taiada, que traz como tema inicial “Jatobá: da conservação à culinária”

O programa tem por objetivo promover palestras e oficinas sobre espécies da biodiversidade caçapavense, integrando, principalmente, professores, universitários, usuários do parque e população de forma geral, em torno das questões ambientais. As capacitações acontecerão a cada dois meses, mediante a inscrição prévia dos interessados. 

Esta primeira turma reuniu um grupo de convidados e parceiros das entidades apoiadoras. Serão cerca de 30 pessoas que participarão das atividades nesta terça. A programação é a seguinte:

9h – Abertura 

9h15 – Conservação da biodiversidade e do jatobá Miguel Freitas (Fapesp) e Renato Lorza (Fundação Florestal) 

10h – Pausa 

10h15 – Usos do jatobá Renato Lorza e Laura Orioli (Ceapem) 

11h – Beneficiamento do fruto Renato Lorza, Laura Orioli e ação em grupo 

12h às 13h – Almoço 

13h – Oficina culinária com farinha de jatobá Laura Orioli e Ana Paula Nogueira (Ceapem) 

14h – Degustação e confraternização 

15h – Encerramento 

O “Biodiversidade Taiada” vai ao encontro da Lei 9795/99, sobre a Política Nacional de Educação Ambiental que atribui como parte da função social e legal de parques públicos promover a educação ambiental não-formal para público diversificado. 

A iniciativa tem o apoio do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e da Fundação Florestal (FF). A proposta é que sejam realizadas seis edições/ capacitações por ano, podendo ser ministradas pela equipe interna do Parque ou por especialistas convidados. 

O Parque Ecológico da Moçota é atrelado à Secretaria de Educação do Município de Caçapava. Quem quiser saber mais sobre o programa, ou agendar visitação guiada, pode entrar em contato pelo telefone: (12) 3652-9009.