Dia da Árvore é comemorado com plantio coletivo de mudas no Parque da Moçota

Dia da Árvore é comemorado com plantio coletivo de mudas no Parque da Moçota

21/09/2022

O Centro de Educação Ambiental Parque Ecológico da Moçota realiza, neste domingo (25), um mutirão de plantio de mudas, em menção ao Dia da Árvore, comemorado nesta quarta-feira, 21 de setembro. O plantio acontece a partir das 9h, na região de mata ciliar do parque.

Em agosto deste ano, o espaço recebeu limpeza com a retirada de arbustos de espécies invasoras que impediam o crescimento de outras plantas e causavam o empobrecimento da biodiversidade.

Serão plantadas mais de 800 mudas de diversas espécies pela equipe do parque em parceria com a população. A ação acontece ao longo do dia até as 17h. No mesmo dia, o parque vai receber o Festival da Taiada (VEJA AQUI).

Das 800 mudas, há espécies como Cambuci, Angico, Cerejeira, Copaíba, Aroeira, Cedro Rosa, Jatobá, Urucum, Pitangueira, Jussara e Pau Brasil. Serão 45 espécies plantadas, considerando o seu tempo de crescimento para que a restauração da floresta possa acontecer de forma mais eficiente. Outro cuidado será manter as mudas distantes das raízes das árvores já estabelecidas.

O plantio comunitário de linha contínua será realizado majoritariamente ao longo da Trilha da Capivara e nas bordas ao entorno da mata ciliar, permitindo dessa forma a inclusão de espécies para serem trabalhadas na educação ambiental, como as espécies frutíferas da região.

Já na área de clareira, haverá plantio semi sistemático, com linhas de preenchimento de diversidade de mudas, possibilitando uma rápida cobertura da área e a inserção de grande diversidade de espécies de interesse para área de mata ciliar e conservação da fauna.

A recomendação para as pessoas que queiram participar do plantio é que usem calças e camisas compridas, porém leves, e usem protetor solar e repelente de insetos.