Caçapava sedia Fórum Regional da Saúde e Educação – Fase II

19/09/2022

A Prefeitura de Caçapava sedia nesta quarta-feira, 21 de setembro, o Fórum Regional de Saúde e Educação – Juntos pela Prevenção – Fase II, que acontece no Grêmio da Nestlé, das 8h às 16h30.

O objetivo é discutir os temas referentes à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, aumento na cobertura vacinal de jovens, proteção às crianças e adolescentes vítimas de violência e fortalecimento das ações de promoção à saúde.

O fórum, organizado pelo GVE – Programa Estadual de IST, HIV, AIDS, é voltado, principalmente, para os profissionais da Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica, profissionais do ambulatório de assistência especializada a IST, HIV e Aids, rede de saúde mental e rede de urgência. A programação é a seguinte:

8h às 8h30 – Abertura: Secretaria Estadual de Educação, Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Diretoria de Ensino de Taubaté, Coordenação do Programa Estadual de IST, HIV, Aids/ Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Secretaria Municipal de Saúde/ Coordenação de IST, HIV, Aids.

8h30 às 9h – Exposição Documento Estratégia Juntos na Prevenção – Sra. Ivone de Paula – Gerência de Prevenção do Centro de Referência e Treinamento (CRT) em IST, HIV e AIDS/ Secretaria Estadual de Saúde.

9h às 9h15 – Mandala de Prevenção Combinada – Sra. Karina Adriani Moreira – Coordenadora Municipal do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais do Município de Caçapava.

9h15 às 9h30 – Monkeypox – Sra. Camila Torres Micheleto – Chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Caçapava/SP.

10h às 11h – A Saúde Integral nas Adolescências e a Rede de Proteção na Construção do Autocuidado – Dra. Ana Carla Pinto – Pediatra/Hebiatra da Secretaria de Saúde de São José dos Campos.

11h às 11h45 – Um olhar para a Diversidade Sexual na Adolescência: como foi, como é e como pode ser – Sra. Brunielly Lemos – Presidente da ONG Transbordamos.

11h45 às 12h15 – Redes de Proteção – Dra. Fátima Ribeiro e Anthony Marcelo dos Santos.

13h30 às 14h00 – Mapa Infográfico Preliminar e Mapeamento da Rede – Sra. Denise Mendes Ribeiro – Articuladora da Atenção Básica do DRS 17 – Taubaté.

14h às 15h – Oficina – Estudo de Caso – PECs (Diretorias de Ensino)

15h às 16h – Apresentação dos resultados dos grupos com propostas de fluxos – PECs (Diretorias de Ensino).

16h às 16h15 – Apresentação de boas práticas das Escolas – PECs (Diretorias de Ensino).

16h15 às 16h30 – Avaliação e Encerramento.

O Fórum Regional de Saúde e Educação – Fase I (primeira etapa), foi realizado no final de maio deste ano. O evento é uma importante oportunidade para as discussões das políticas públicas voltadas aos jovens assistidos pela Atenção Básica, Educação e Rede de Proteção.