Caçapava realiza Semana do Lixo Zero 2022 com programação aberta para todos os públicos

25/10/2022

Entre os dias 24 de outubro e 1º de novembro, a Prefeitura de Caçapava preparou uma vasta programação para conscientizar as pessoas a respeito da destinação correta do lixo e da responsabilidade que cada um tem na geração, redução e descarte. O objetivo é inspirar e mobilizar as comunidades para a causa do Lixo Zero, pensando alternativas como a reciclagem e o consumo sustentável.

A programação inclui palestras, cinema, trilhas e plogging, visitas guiadas, atividades em escolas e parque e até uma feira de moda sustentável. Todas as atividades são gratuitas voltadas para todas as idades.

O cronograma completo da programação é o seguinte:

Dia 24 de outubro - segunda-feira

9h – Amigos do Saci - Ação no SESI: Expedição Lixo Zero ao Parque do Saci - responsável Mário Luz.

Dia 25 de outubro - terça-feira

8h - Visita dos alunos de 1º ao 3º ano da EMEF Durvalina ao Pé de Manga (Estrada José da Silva Mineiro, 140 – Bairro da Germana), com realização de oficina de “Biopori”, por Talita Domingos e “O encanto do Lixo”, por Edu Lourenço.

13h - Visita dos alunos da Escola Estadual Roque Passarelli à SPE unidade Orizon Resíduos. Retorno previsto às 17h.

19h40 - Palestra: “A importância da floresta”, por Laura Orioli (Moçota) – Local: Igreja da Cidade (Avenida da Saudade, 55 – Jardim Campo Grande).

20h10 - Palestra: “Prevenção a queimadas”, por Fernando Lourenzo (Defesa Civil). Local: Igreja da Cidade (Avenida da Saudade, 55 – Jardim Campo Grande)

20h40 - Palestra: “Compostagem e Biopori”, por Talita Domingos (Pé de Manga). Local: Igreja da Cidade (Avenida da Saudade, 55 – Jardim Campo Grande)

Dia 26 de outubro - quarta-feira

Durante todo o dia - Trilha da Capivara no Parque da Moçota: Alunos de 5 a 8 anos da rede municipal farão a trilha para coletar resíduos deixados propositalmente no local. O objetivo é conscientizar as crianças sobre o descarte do lixo.

Confecção de bonecos no Parque da Moçota para alunos das escolas da rede municipal nos dois períodos letivos.

19h40 - Palestra: “Design Regenerativo na Criação de um Mundo Lixo Zero”, por Michel Bottan - Sítio Desperto. Local: Igreja da Cidade. (Avenida da Saudade, 55 – Jardim Campo Grande).

20h10 - Palestra: “Utilização da fibra de bananeira em utensílios”, por Vilma Ochosko - Sítio Desperto (vagas limitadas a 20 pessoas). Inscrições pelo número (12) 99762-4486 (Ana Castro). Local: Igreja da Cidade (Avenida da Saudade, 55 – Jardim Campo Grande).

Dia 27 de outubro - quinta-feira

8h - Visita dos alunos de 4º ao 5º ano da EMEF Durvalina ao Pé de Manga (Estrada José da Silva Mineiro, 140 – Bairro da Germana), com realização de oficina de “Biopori”, por Talita Domingos e “O encanto do Lixo”, por Edu Lourenço.

19h40 - Palestra: “Impulsionando Sonhos”, com Simone Moreira - Projeto Portal Tijuco Preto. Local: Igreja da Cidade (Avenida da Saudade, 55 – Jardim Campo Grande).

20h10 - Palestra: “A importância da Educação Ambiental para o fortalecimento da Consciência Negra”, com Maria de Fátima Gonzaga - Cultura. Local: Igreja da Cidade (Avenida da Saudade, 55 – Jardim Campo Grande).

20h40 - Palestra: “Lixo e Espiritualidade”, com Adriana Leandro - SPMA. Local: Igreja da Cidade (Avenida da Saudade, 55 – Jardim Campo Grande).

21h10 - Mesa redonda. Local: Igreja da Cidade (Avenida da Saudade, 55 – Jardim Campo Grande).

Dia 28 de outubro - Sexta-feira

10h - Intervenção artística do Grupo Marginália, com Júlia de Paula, Ana, Luana e Maísa, na Praça da Árvore do bairro Santa Isabel - pintura de muro e reforma de canteiros.

Dia 29 de outubro - Sábado

7h - Trilha de Plogging (exercício de coleta de resíduos durante caminhada), com o grupo Caminhada na Roça. A partir do Bar do Jonas até o Pé de Manga (chegada prevista às 11h. As inscrições podem ser feitas com Jean, pelo número (12) 99663-1853.

9h às 17h - Feira de Moda Sustentável “Closet Compartilhado” - Rua Cel. José Benedito Tele, 50 - Jd. Campo Grande - Os interessados podem levar roupas usadas que serão trocadas por vouchers (vale compras) que poderão ser usados durante o evento. Entrada gratuita.

10h - Cinema no Quiosque do Parque da Moçota, com o filme “Lorax e a Trúfula perdida”.

13h às 16h - Confecção de bonecos com material reciclável no Parque da Moçota, com Sr. Evandro.

15h - Cinema no Quiosque do Parque da Moçota, com o filme “Lorax e a Trúfula perdida”.

Dia 31 de outubro - Segunda-feira

14h - Atividade na Escola Roque Passareli com palestras “Compostagem e Biopori”, com Talita Domingos e “Prevenção às queimadas”, com Fernando Lourenço - Defesa Civil.

Dia 1º de novembro - Terça-feira

13h - Atividade na Escola Professora Francisca de Moura Luz, com palestras “Compostagem e Biopori”, por Talita Domingos; “Prevenção às queimadas”, por Fernando Lourenço - Defesa Civil e Confecção de Pluviômetro, Débora Olivato - Cemadem.

A Semana Lixo Zero tem como objetivo inspirar pessoas da comunidade para que participem ativamente junto aos órgãos públicos de ações em prol da sustentabilidade, aprendendo sobre a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos, ajudando na redução do lixo urbano, com estímulo a repensar os hábitos de consumo e a responsabilidade de todos no cuidado com o meio ambiente. Em Caçapava a programação é realizada em parceria com o Instituto Lixo Zero.