Primeira edição do Festival da Taiada foi atração no Parque da Moçota no domingo

Primeira edição do Festival da Taiada foi atração no Parque da Moçota no domingo

Mais de 2.000 pessoas passaram pelo Parque Ecológico da Moçota no último domingo, durante a primeira edição do Festival da Taiada 2022. O evento foi organizado pela Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e apoio da Secretaria de Educação, com o objetivo de preservar e incentivar a tradição da produção de taiada no município.

O evento marcou também a Semana da Taiada, data criada por lei municipal no ano passado a ser comemorada anualmente, no mês de setembro.

Um dos destaques da programação do festival foi a demonstração, no local, do processo de produção da taiada com o produtor Paulo Donizete dos Santos.

Além de apresentar o passo a passo da receita do doce, ele falou sobre a tradição de fazer a taiada, ofício que vem passando de geração para geração em sua família. Ele participou do evento também com um estande para a venda do produto, que fez sucesso junto ao público. Em poucas horas, todo o estoque que ele conseguiu produzir para o evento foi vendido.

Feita de forma artesanal, a taiada é o doce típico de Caçapava, uma tradição que corre o risco de desaparecer por falta de interesse das novas gerações em seguir com o ofício. No município, são poucos os produtores que ainda fazem o doce. E os que produzem, fazem em pequenas quantidades. Uma das propostas do festival é justamente incentivar o trabalho dos que ainda produzem e promover a divulgação do doce.

A programação do festival contou ainda com apresentações musicais, exposição de artesanato, área de alimentação, contação de causos e histórias, além de recreação.