Caçapava realiza Festival da Taiada neste domingo (25)

A taiada, doce típico de Caçapava, é tema de um festival que ocorre neste domingo (25), das 10h às 17h, no Parque Ecológico da Moçota. A programação inclui culinária, música, exposição de artesanato, contação de histórias, exibição de vídeos e intervenção sobre o processo de produção do doce.

O Festival da Taiada é organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer com o apoio da Secretaria de Educação, e celebra a Semana da Taiada, atividade que passou a fazer parte do calendário oficial de eventos de Caçapava por meio de lei municipal.

Esta é a primeira edição do festival, que a partir de agora deverá ser realizado anualmente, no mês de setembro.

Sobre a taiada

Feita com melado de cana, farinha de mandioca e gengibre, a taiada é o doce típico de Caçapava, uma receita simples e saborosa que vem passando de geração para geração há mais de um século.

De origem portuguesa, a talhada virou “taiada” no linguajar caipira e se tornou o símbolo de Caçapava, servindo inclusive como apelido carinhoso para quem nasce ou mora no município.

O doce de textura esfarelada e sabor realçado pelo gengibre é produzido de forma artesanal, especialmente nas áreas rurais de Caçapava. Um dos objetivos do festival é contribuir para a preservação dessa tradição, que corre o risco de desaparecer por falta de interesse das novas gerações em seguir com a produção.

Paulo Donizete dos Santos, 57 anos, é um dos produtores de taiada em Caçapava que segue levando adiante o ofício que aprendeu com o pai, Caetano Favorino. Ao lado da filha, Daniela, ele trabalha para manter viva a tradição familiar, produzindo cana e fazendo taiada.

Ele participa do festival com uma intervenção para mostrar o passo a passo de preparo do doce. O evento contará também com um espaço dedicado à taiada, com expositores de produtos típicos da cana, como a cachaça artesanal.

SERVIÇO: Festival da Taiada – 2022

Dia 25 de setembro, das 10h às 17h

Local: Parque Ecológico da Moçota – Rua Antonio Guedes Tavares, s/n – Vila Menino Jesus – Caçapava. Tel. (12) 3652-9222

10h00 – Abertura