Prefeitura segue com trabalho técnico social com população do bairro Pinus do Iriguassu

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, segue com o trabalho técnico social com a população do bairro Pinus do Iriguassu. A ação é desenvolvida em parceria com SESI, Governo Federal e a Caixa Econômica Federal (CEF). O objetivo é promover a autonomia e o protagonismo social da comunidade.

Nesta semana, um grupo de 25 pessoas do bairro participou de um curso de miniterrário. Durante a atividade, foram abordados temas relacionados a cuidados com o meio ambiente e trabalho em equipe. No final, cada participante pode levar para casa a sua criação.

O trabalho técnico social no bairro teve início com um diagnóstico social a partir da atuação de uma profissional de assistência social, que ficou durante uma semana no local fazendo contato com a comunidade para a identificação das necessidades dos vários públicos.

Outra atividade em desenvolvimento é um curso de artes cênicas que está sendo realizado em parceria com a Escola Estadual Luciana Damas Bezerra. As aulas ocorrem no contraturno escolar e são destinadas a adolescentes. Trinta alunos estão sendo atendidos com as aulas de teatro, que abordam temas como valores, sonhos e perspectivas de futuro dos jovens. O resultado da atividade será a montagem de uma peça para apresentação no final do ano.

Na próxima semana, a comunidade passará a ser atendida com cursos de culinária que serão ministradas numa carreta equipada que está sendo instalada no local.

O Projeto Técnico Social recebe recursos do Governo Federal para investimento em três eixos principais nas comunidades atendidas: Mobilização e Organização Comunitária; Geração de Trabalho e Renda e Educação Sanitária e Ambiental, com objetivo de fortalecimento de vínculos nas comunidades atendidas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.