Prefeitura promove diálogo virtual e ação simbólica para marcar Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, realiza na próxima terça-feira, 18 de maio, uma ação simbólica em alusão à data.

A equipe da Secretaria de Cidadania, em parceria com entidades do Terceiro Setor do Município, confeccionou 400 flores amarelas, símbolo da campanha de combate ao abuso contra crianças e adolescentes, que serão colocadas na Praça da Bandeira e equipamentos públicos.

Em departamentos da Prefeitura e alguns pontos comerciais da cidade estão sendo afixados cartazes da campanha "Faça Bonito", de combate à violência contra crianças e adolescentes.

Ainda, no dia 18, às 19h, será realizado um diálogo virtual com as psicólogas Fernanda Pina Dias Carnevalli e Rafaella Elis Santos Souza Almeida.

Fernanda é pós-graduada em Gestão de Pessoas, atua na abordagem fenomenológica existencial e, há 9 anos, como psicóloga da Prefeitura de Caçapava. Há dois anos, trabalha com atendimento a vítimas de violência sexual.

Rafaella Elis Santos Souza Almeida é formada pela UNISAL de Lorena, atuante na área Social há seis anos, já tendo trabalhado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e agora compondo o corpo técnico do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da Vera Cruz.

Durante o bate-papo online, com transmissão pelo Instagram da Prefeitura (@prefeituradecacapava), Fernanda e Rafaela falarão sobre a contextualização da data, como e quando surgiu; sobre a violência infantil; o cenário da situação no Brasil e em Caçapava; os desafios para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes no período de pandemia, entre outros temas referentes à data.

Durante a live, os espectadores poderão interagir enviando perguntas pelo chat.

Símbolo da campanha

A flor amarela é o símbolo da campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e surgiu durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009. O que era para ser apenas uma campanha, em 2010 se tornou um símbolo. Por lembrar desenhos da primeira infância e também associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança, o desenho cria maior proximidade da sociedade com a identificação da causa. A ideia é tornar esse símbolo oficial e tão conhecido como o da Aids e o do câncer de mama.

Sobre a data
O Dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes a partir da Lei nº 9.970/2000.

Desde então, atores do Sistema de Garantia de Direitos – SGD, incluindo os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, organizam-se para realizar ações de mobilização contra a violência sexual de crianças e adolescentes em todo o país. O principal objetivo é convocar e alertar a sociedade brasileira sobre a prevenção de todas as formas de violência e a proteção social de crianças e de adolescentes.

A data faz referência ao caso de Araceli, uma menina de apenas oito anos de idade, que foi vítima de espancamento, violência sexual e homicídio. O fato ocorreu há 44 anos, no município de Vitória (ES), e ainda não foi solucionado pela justiça.