Notícias falsas sobre contratação para o CRAS e Vale Gás confundem população

07/04/2021

Dois posts com informações falsas estão circulando por meio de aplicativos de mensagens, causando confusão entre os munícipes que são atendidos pelos programas assistenciais do município.

Um deles promete a liberação, por parte do Governo Federal, de um vale gás social de R$ 110,00 para famílias de baixa renda, beneficiários do auxílio emergencial ou do Bolsa Família. O outro, noticia um suposto processo seletivo para a contratação de profissionais que atenderiam no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social. Ambos são fake news ou notícias falsas.

Não existe benefício de Vale Gás do Governo Federal, o que há são iniciativas de alguns governos estaduais e/ou municipais, como o Estado do Ceará que instituiu o programa.

Seguindo essa lógica, muitos golpistas oportunistas estão enviando a mensagem para grupos de pessoas, que entram no link e informam dados pessoais, número de CPF e dados bancários que podem ser usados para a prática de crimes.

Sobre a falsa notícia de contratação de profissionais para o CRAS, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social informa que todos os profissionais que atuam no município passam por processo seletivo aberto pela Prefeitura, o que não ocorre neste momento.

A Prefeitura alerta para que as pessoas não acreditem nem espalhem notícias falsas e não informem seus dados em links enviados por aplicativos de mensagens.

É importante que as informações sejam checadas nos canais oficiais do município. Espalhar boatos e mentiras prejudica os envolvidos e causa danos à população.