Comissão de Postura Social realiza ações para garantir atendimento às pessoas em situação de rua

Comissão de Postura Social realiza ações para garantir atendimento às pessoas em situação de rua

15/04/2021

Na última semana, a Comissão de Postura Social de Caçapava, formada por representantes do poder público e da Polícia Militar, realizou um encontro virtual para aprimorar o protocolo de atendimento às pessoas em situação de rua do município.

O protocolo atenderá três formatos de serviço ao usuário. São eles: ações de abordagem, acompanhamento e monitoramento para a reinserção familiar; aos migrantes, o atendimento no albergue com alimentação e avaliação da possibilidade de encaminhamento ao município de origem e, aos dependentes químicos, atendimento especializado.

O objetivo é realizar os serviços e os programas de assistência social a essas pessoas de forma a valorizar a atitude positiva, com profissionais amplamente capacitados, desvinculando as ações de práticas higienistas e culpabilizadoras, para que a atenção ofertada não se torne mais um instrumento de discriminação e agravamento dessa condição de vida.

De acordo com uma Pesquisa Nacional do Ministério da Cidadania de 2020, as pessoas em situação de rua se caracterizam, predominantemente, por homens (82%), dos quais 67% são negros. Grande parte dessas pessoas tem como fonte de renda as atividades no mercado informal (52%), tais como: catadores de material reciclável (27,5%), flanelinhas (14,1%), trabalhadores da construção civil (6,3%) e limpeza (4,2%), carregadores e estivadores (3,1%).

 

Comissão de Postura Social

A Comissão de Postura Social foi criada em março deste ano, com o objetivo de sanar os grandes desafios que a cidade vem enfrentando com as pessoas em vulnerabilidade à situação de rua.

Ela é formada por representantes do poder público, como membros da Secretaria de Saúde, de Cidadania e Assistência Social, de Defesa e Mobilidade Urbana, de Obras e Serviços Municipais e por representantes da Polícia Militar.

Qualquer um que verificar moradores em situação de rua pode acionar a Comissão por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, no telefone 3655-6191.