Alunos de projeto técnico social no Pinus do Iriguassu recebem certificados durante evento

Cerca de 80 pessoas do Pinus do Iriguassu que participaram da primeira etapa do Projeto Técnico Social realizado na comunidade pela Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, em parceria com o Sesi e a Caixa Econômica Federal, receberam a certificação dos cursos no último sábado.

A cerimônia para entrega dos certificados, que aconteceu na manhã de sábado na estrutura montada no local pelo projeto, marcou também a reabertura da segunda etapa do projeto no bairro, com inscrições para novos cursos nos eixos beleza, empregabilidade, geração de renda e meio ambiente.

O evento contou com a presença de representantes da Prefeitura, do Sesi, do Legislativo e participação da comunidade. Além da certificação, a programação teve brincadeiras, distribuição de pipoca e algodão-doce para criançada.

Vitória Rodrigues Berti Rocha, 19 anos, foi uma das pessoas certificadas. Ela participou do curso de panetone e chocotone e viu no projeto a oportunidade para se capacitar e garantir uma geração de renda na confecção de doces. “Gosto de fazer doces, então aprendi dicas importantes que não sabia que vão me ajudar muito”, disse ela.

A autônoma Liliane Santos Paiva, 39 anos, foi outra que recebeu certificados. Ela participou dos cursos de culinária, artesanato e meio ambiente e conta que gostou muito da facilidade de poder fazer os cursos na própria comunidade. “Facilitou muito para as mães, que tem mais dificuldade para sair de casa”, disse ela, que ressaltou a importância de se capacitar, por isso vai se inscrever para os novos cursos de culinária. Ela está aplicando o que aprendeu na confecção de salgados.

A dona de casa Ana Paula Augusto dos Santos, 42 anos, participou dos cursos de culinária para aprender a fazer bolo de pote e torta salgada. Ela conta que faz pudim em casa e viu no projeto a oportunidade de se capacitar e empreender. “Foi muito bom para gente”, disse ela. Por isso, quer fazer o curso de design de sobrancelhas para garantir uma geração de renda.

A autônoma Cleonice de Lourdes Pereira, 52 anos, também ressalta a importância de poder participar dos cursos no próprio bairro. Ela fez cursos de culinária e artesanato e vai participar da oficina de design de sobrancelhas e culinária. “Foi muito bom poder fazer os cursos aqui no bairro, porque tenho dificuldade de sair de casa, já que cuido de um netinho e de um filho”, explica. “Quero me capacitar para ter uma renda”, diz ela, que já faz tortas salgadas e panetones.

Os próximos cursos serão realizados na estrutura montada pelo projeto no canteiro central do Pinus 2. Mais informações pelo telefone (12) 3655-6191.

Foto Pinus2