Junho Vermelho trás conscientização sobre ISTs, Imunização e Violência, nas unidades de saúde da Atenção Básica

Junho Vermelho trás conscientização sobre ISTs, Imunização e Violência, nas unidades de saúde da Atenção Básica

05/06/2023

 

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, durante o mês de junho, três campanhas de conscientização para a saúde da Atenção Básica: Dia dos Namorados - conscientização sobre ISTAids; Importância da Imunização e combate à Violência. O objetivo é promover a saúde e prevenir doenças, por meio do conhecimento compartilhado entre equipes de saúde e a população.

A campanha do Dia dos Namorados, em menção à data de 12 de junho, visa abordar o assunto das doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada e o uso de contraceptivos, que são distribuídos nas unidades. Além disso, também objetiva o cuidado com a saúde do casal que deve procurar fazer acompanhamento médico nos exames de rotina.

Já a campanha sobre Imunização tem como meta aumentar a cobertura vacinal do município em todas as idades, fazendo com que as pessoas entendam a importância da vacinação para a prevenção de doenças e não se enganem com informações falsas que costumam circular sobre vacinas.

A 3ª campanha é sobre o combate a todo e qualquer tipo de Violência (contra crianças, idoso e/ou mulheres), tendo como premissa que a Atenção Básica, muitas vezes, é a porta de entrada para atendimento desses agravos. O objetivo é esclarecer à população sobre os serviços disponíveis na área de saúde, tipos de atendimento e de tratamento, e como a pessoa deve proceder nesses casos.

As palestras de orientação são realizadas pelas equipes de profissionais das unidades de saúde, entre médicos, enfermeiros e psicólogos. As três campanhas acontecerão de forma paralela durante todos os dias do mês de junho. A programação nas unidades de saúde é a seguinte:

Campanha Saúde Junho