Caçapava realiza caminhada de conscientização contra o abuso e exploração sexual infantil

Caçapava realiza caminhada de conscientização contra o abuso e exploração sexual infantil

16/05/2025

Na manhã desta sexta-feira, 16 de maio, Caçapava se mobilizou em uma importante ação de conscientização: a Caminhada do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A atividade foi promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, com saída às 9h em frente à sede do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), na Vila Resende.

A caminhada seguiu até a Praça da Bandeira, reunindo servidores públicos, estudantes, instituições sociais e munícipes. Com cartazes, faixas e mensagens de alerta, os participantes reforçaram a importância de romper o silêncio e proteger crianças e adolescentes de qualquer forma de violência sexual.

Na chegada à Praça da Bandeira, o público acompanhou apresentações especiais feitas por crianças atendidas por instituições parceiras. O Lar Emmanuel, a ABESC, a Casa da Criança e o Lar Fabiano de Cristo promoveram encenações, músicas e danças com foco na temática da proteção infantil. As apresentações emocionaram o público e ressaltaram, de forma lúdica e impactante, a urgência de falar sobre o assunto com sensibilidade e responsabilidade.

O evento teve como objetivo conscientizar a população sobre a gravidade do tema e fortalecer o papel do CREAS na rede de atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade. A ação também reafirmou o compromisso coletivo da comunidade caçapavense com a proteção da infância e o enfrentamento ao abuso e exploração sexual.

A mobilização faz parte da campanha “Maio Laranja”, mês dedicado à prevenção e ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Ao final da atividade, foi feito um apelo à população para que denuncie casos suspeitos por meio do Disque 100, canal nacional, gratuito e sigiloso de denúncias de violações de direitos humanos.