Prefeitura promove capacitação “Acertando os passos e aprendendo nas férias” para professores do Ensino Fundamental

Publicado em 12 Janeiro 2018

b_150_100_16777215_00_images_noticias_2018_01_janeiro_800curso.jpg

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Educação, realizou, na manhã dessa sexta-feira (12), o encerramento da capacitação “Acertando os passos e aprendendo nas férias”. Durante dois dias de curso, professores da rede municipal de ensino participaram das atividades práticas e teóricas sobre alfabetização.

A intenção foi promover o aprimoramento das técnicas pedagógicas para desenvolver nos professores o sentido de melhor acompanhamento aos alunos.

No decorrer do ano letivo de 2017, professores realizaram avaliação nas escolas para detectar alunos com dificuldades de alfabetização, através do processo de apropriação do sistema alfabético de escrita, onde se fez necessário a capacitação para oferecer aos alunos o reforço escolar. ”As atividades nas férias não é para punir os alunos, e sim, para eles avançarem na escrita, leitura e conseguir acompanhar o resto da turma”, explicou a chefe de direção de Ensino Fundamental, Maria das Graças.

A capacitação foi ministrada pela professora especialista em leitura e escrita Paola Toseto. Os educadores tiveram a oportunidade de participar de atividades práticas, tirar dúvidas, além de fazer levantamento dos materiais para as aulas. “Eu saí dessa formação renovada, inspirada e com muitas perguntas respondidas sobre estratégias de leitura e escrita. E muito mais conhecedora da minha responsabilidade em criar as estratégias de leitura para o aluno avançar”, afirmou a professora, Marli Gomides.

Neste mês, os professores colocarão em prática os conhecimentos adquiridos no curso, cerca de 80 alunos participarão das atividades de férias durante duas semanas, em dois períodos (manhã e tarde). Após o período do reforço escolar, os participantes passarão por uma nova avaliação para medir os resultados.