Caçapava participa do Revelando SP 2017 “Festa do Divino”

Publicado em 07 Dezembro 2017

b_150_100_16777215_00_images_noticias_2017_12_dezembro_800revelandosp.jpg

A Prefeitura de Caçapava, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, participou do maior e mais importante festival de cultura tradicional paulista, o Revelando São Paulo que foi realizado no Parque do Trote, Zona Norte da capital paulista, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro.

Música, comida, artesanato e cultura popular de diversas cidades paulistas se reuniram no evento. O tema central deste ano foi “Festa do Divino”, e Caçapava contribuiu para o evento levando no artesanato: a cestaria (peneiras e sextas), o bordado (panos de prato e toalhas), arte em retalhos (fuxico, colchas e tapetes), peças em tricô e crochê, bonecas de pano, joguinhos de 5 Marias (recordando a infância), quadrinhos em pintura retratando os costumes da cidade, por de Dona Margarida, e os bonecos lobisomem e corpo seco, do imaginário caçapavense.

As responsáveis pelo artesanato foram as professoras Darcy Breves e Valênia (oficina de teatro). Na culinária: a taiada (doce tradicional da cidade), os doces de abóbora, banana e goiaba (feitos na hora no fogão a lenha), e também o suco de Lê Taiada (limão, cravo e gengibre).

Muitos visitantes procuraram pela Taiada, até mesmo o escritor e professor caçapavense Luiz Galdino, que ja publicou cerca de 60 livros incluindo ficção para adultos, novelas infanto juvenis e obras de não-ficção (ensaios sobre História e Pré-história brasileiras). A grande atração ficou por conta da Quadrilha de Bonecões da Mantiqueira típicos da Festa de São João de Caçapava, o público vibrou com a graça e as idades dos personagens criados pela artista plástica Ana Salles.